Poison Ivy e Lux Interior sobre como filmes trash influenciaram o The Cramps
In 1972, Erick Lee Purkhiser e Kristy Marlana Wallace se conheceram e pouco depois começaram a namorar. Mais algum tempo depois, eles começaram a tocar juntos e formaram o The Cramps. O vocalista adotou o nome Lux Interior e a guitarrista Poison Ivy, e juntos eles deram origem a um novo subgênero chamado psychobilly.
Se musicalmente eles eram influenciados por rockabilly, punk, surf rock e rock de garagem, tematicamente eles eram influenciados por filmes B: filmes, geralmente de terror ou ficção científica, de baixo orçamento e produção precária e amadora. Muito popular nos Estados Unidos nos anos 50, no Brasil foi imortalizado por Zé do Caixão.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista à rádio VPRO, em 1990, o casal comentou a influência que aquele tipo de filme teve sobre ele. Lux Interior disse:
“O que é tão incrível […] nos filmes B é que […] eles são produzidos muito rapidamente e geralmente por cineastas amadores. Então o que você vê é muito mais a realidade da época e do local onde foram feitos do que os feitos em um estúdio de cinema, como o da MGM ou da Paramount, por exemplo.”
“Você está vendo pessoas que não sabem atuar muito bem, então você as vê como pessoas de verdade. E geralmente esses filmes são feitos em casas reais e em ruas reais, enquanto todos os outros filmes eram feitos em cenários. Há uma parte da realidade que você não encontra nos filmes convencionais. Eu não sei explicar, mas uma vez que você desenvolve um gosto por isso, não consegue mais voltar atrás de jeito nenhum.”
Não era só a estética dos filmes trash que encantava a eles, mas também seus títulos, como disse Poison Ivy:
“All Women Are Bad” [Toda Mulher é Má, em livre tradução] é o nome de um filme. São títulos muito poderosos para nós, a ponto de sentirmos vontade de escrever músicas sobre eles. Além disso, eles também aparecem em versos de nossas músicas.”
Lux Interior acrescentou:
“‘Bikini Girls With Machine Guns’ [Garotas de Biquini com Metralhadoras, em livre tradução] poderia ser um filme B. O verso ‘This stuff’ll kill ya’ [Esse troço vai te matar’, em livre tradução] nela, aquilo é o título de um filme de Herschell Gordon Lewis sobre o luar. Nossas músicas são cheias de títulos de filmes b, e falas retiradas de filmes b.”
Assim como Misfits, que também cresceu vidrado nesse tipo de filme, The Cramps virou referência na mistura de rock com filmes trash. Prova disso é que quando os Ramones fizeram o clipe de “Substitute” (cover de The Who), em 1994, com aquela estética de filme B, Lux Interior fez uma participação especial como cientista louco:
Misfits: Glenn Danzig lista seus filmes de vampiro preferidos
Glenn Danzing, eterno vocalista do Misfits, fanático por obras de terror, em entrevista para a Rolling Stone listou seus filmes preferidos de vampiros:
“Eu curto alguns filmes da Hammer [Film Productions], como Luxúria de Vampiros [1971], As Filhas de Drácula [1971], A Vampira de Karnstein [1970], coisas assim. Considero que George Romero fez um filme de vampiro muito bom chamado Martin [1977] — ele destruiu um monte daqueles mitos de vampiros, como alho e aquela besteira toda. Tem também esses mais novos, que são bem feitos e com grande orçamento, tipo os filmes [da série] Anjos da Noite e essas coisas. Sei lá, eu ainda sou mais os antigos.”