...

A música do U2 que Michael Stipe, vocalista do R.E.M., queria ter composto

A música do U2 que Michael Stipe, vocalista do R.E.M., queria ter composto
Michael Stipe (R.E.M.) e Bono (U2)

Em 1965, os Rolling Stones emplacaram seu primeiro grande hit: “(I Can’t Get No) Satisfaction”. Conscientemente ou não, ela encapsulou uma arquetípica tendência do ser humano — estar sempre insatisfeito. Quem é rico, quem é famoso, quem tem um ótimo emprego, quem tem uma esposa linda, quem tem uma casa enorme… todos parecem fadados à insatisfação, no fim das contas.

Daí vem a máxima de que a grama do vizinho é sempre mais verde. A satisfação, pré-requisito para a felicidade, parece ter o péssimo hábito de ser tão intangível quanto ela. Isso valeu para Mick Jagger, vale para mim, vale para você… e vale até mesmo para Michael Stipe — vocalista e   letrista do R.E.M. Foi ele que escreveu diversos dos maiores hits dos anos 80 e 90, como “Losing My Religion”, “Shiny Happy People” e “Everybody Hurts”. Mesmo assim, ele sentia raiva por não ter composto um dos últimos hits do U2: “Beautiful Day”. 

Conforme publicado pela Far Out Magazine, Stipe certa vez confessou:

“Eu amo aquela música. Me dá raiva eu não ter escrito ela.”


“É um belo dia”

O guitarrista The Edge comentou que a música só empolgou a banda no momento em que Bono apareceu com a letra:

“O momento em que ela ficou empolgante foi quando Bono chegou com a letra: ‘É um belo dia’. Parece, de certa forma, uma letra banal, mas combinou com a música. Alguma coisa aconteceu, e todos nós reconhecemos isso.”

“Beautiful Day” foi a faixa de abertura do décimo álbum de estúdio do U2, “All That You Can’t Leave Behind” (2000) — o último que prestou, na opinião deste que vos escreve. Lançada também como single, teve um clipe exaustivamente exibido pela MTV, e foi um grande sucesso, um dos maiores hits da banda.  Segundo a Wikipedia, desde seu lançamento, ela foi tocada em todos os shows que Bono e companhia fizeram desde então. 

Segundo o site setlist.fm, ela é a 11ª música mais tocada pelo U2 com 610 execuções. Entre os artistas que já fizeram cover dela estão Green Day, Kelly Clarkson, Michael Bublé, Papa Roach… e até Paulo Ricardo! Bono, tanto solo quanto em duo com The Edge, já tocou também. Michael Stipe e R.E.M., entretanto, jamais tocaram.


U2: Bono revela a música do Oasis que queria ter composto

Conforme publicado pela Far Out Magazine, Bono confessou: 

“‘Talvez você seja igual a mim: nós vemos coisas que eles jamais verão’ Não sei sobre o que é essa música, e nem quero saber. Eu sei que você [Noel Gallagher] escreveu essa música, mas ela pertence a mim — na verdade, não só a mim, pertence a nós [U2] (ou a qualquer pessoa que já esteve em uma banda).”


Curtiu? Compartilhe!

André Garcia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.