...

O motivo pelo qual os membros do Pearl Jam ameaçaram uma banda cover na Inglaterra

O motivo pelo qual os membros do Pearl Jam ameaçaram uma banda cover na Inglaterra
Os já veteranos membros do Pearl Jam

Desde que existem fãs de bandas de rock, existem bandas cover — que nada mais são que um grupo de fãs prestando tributo a seus ídolos. Mesmo as bandas autorais, em via de regra, até compor as próprias músicas, começam preenchendo seu repertório com covers de suas maiores influências.

O sonho de toda banda tributo é um dia atrair a atenção de seus ídolos e receber a aprovação deles. O que a pequena banda cover de Pearl Jam da Inglaterra, Pearl Jamm, recebeu em 2020 foi o extremo oposto: uma ameaçadora notificação judicial de seus advogados, os acusando de causar “prejuízos” à marca com seu nome.

O baixista Richard Gaya à Classic Rock lamentou a situação, e se mostrou decepcionado com Eddie Vedder e companhia — ainda mais pelo fato do incidente ter acontecido durante a pandemia, período crítico para todos os músicos do planeta:

 “O Pearl Jam nos conhece há anos. Eles entraram em contato conosco especificamente sobre o show do Borderline em 2018, e jamais manifestaram preocupações antes. Agora esperaram por uma pandemia para entrar em contato conosco e o fizeram através de cartas de advogados agressivas, em vez de nos procurar pessoalmente. Eles recentemente mudaram de empresário, não sabemos se isso é relevante, mas nos disseram em várias ocasiões — temos isso por escrito — que os membros da banda estavam cientes e aprovaram a ação.”

“O Pearl Jam lutou contra a Ticketmaster, lutou contra Trump… Se você pegar as letras das músicas, elas são contra o suicídio, eles falaram sobre violência doméstica, falaram sobre violência policial… essas questões sociais todas. Agora, de repente, é ‘Aqui está uma notificação jurídica’. Isso está tão fora do que se esperaria do Pearl Jam, acho que é daí que vem a indignação”, concluiu. 

Como obviamente não teria condições de entrar em uma disputa judicial, a banda acatou à sugestão dos advogados e mudar o nome. Segundo eles, referências a títulos de músicas e álbuns estava autorizado, mas eles foram mais espertos e usaram o próprio embrólio. A partir dali, passaram a se chamar Legal Jam:

“Estamos orgulhosos de anunciar nosso novo nome: ‘LEGAL JAM’, que achamos apropriado e sob o qual continuaremos a tocar a música do Pearl Jam da maneira mais sincera e autêntica.”

Infelizmente, o Legal Jam foi uma das muitas bandas que não resistiram à pandemia, quando o isolamento social fechou ou restringiu a maioria dos bares, clubes e casas de show. Em janeiro de 2021 eles anunciaram nas redes sociais sua separação. 


A treta entre Nirvana e Pearl Jam comentada por Kurt Cobain

Nirvana em seus tempos áureos
Nirvana em seus tempos áureos

Em entrevista de 1994 para a Rolling Stone, Kurt Cobain comentou a treta entre o Nirvana e Pearl Jam que rolava na época:

“Essa briga entre Nirvana e Peal Jam já está se arrastando por tanto tempo, e já esteve tão perto de ser resolvida. Eu falei mal deles porque não gostava da banda. Eu ainda nem tinha conhecido Eddie na época. Foi culpa minha, eu deveria ter falado mal da gravadora ao invés deles. Eles foram promovidos — provavelmente não sem o consentimento deles —, mas sem perceber que eles estavam sendo empurrados para a carroça do grunge.”


Curtiu? Compartilhe!

André Garcia

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.