Beatles: As quatro personalidades que foram excluídas da capa do “Sgt. Pepper’s”
Ao longo da primeira metade dos anos 60, o rock foi se tornando cada vez mais popular, mas era considerado primitivo, vulgar e juvenil. Um álbum decisivo para consolidar o gênero e o tornar amplamente considerado como arte foi “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.
Oitavo álbum dos Beatles (em apenas quatro anos), foi primeiro após a banda abandonar os shows as turnês — logo, foi o primeiro em que eles se focaram em trabalhar apenas em estúdio, sem a preocupação de ter que reproduzir ao vivo. O resultado foi um show de inovação e ousadia, com composições mais elaboradas, inovadoras técnicas de gravação, e fazendo uso de instrumentos exóticos até então inimagináveis em um disco de rock.
Um dos primeiros álbuns conceituais da história, foi construído ao redor da ideia de os Beatles deixarem de ser os Beatles para se tornarem uma banda fictícia. Dessa forma, eles se livraram de tudo que haviam estabelecido até então, e estavam livres para fazer o que quisessem.
A capa — não seria exagero algum dizer se tratar de uma das mais icônicas imagens da história da cultura pop — apresentava os alter egos do quarteto à frente de imagens de diversas personalidades, como se fossem a plateia.
John Lennon e Paul McCartney escolheram quase todas as personalidades — George Harrison escolheu apenas gurus indianos, e Ringo apenas assinou embaixo do que os colegas decidiram. Conforme publicado pela Far Out Magazine, a ideia original incluía quatro personalidades que acabaram ficando de fora:
Leo Gorcey
Ator dos anos 30 e 40 que em 1937 estrelou o filme The Dead End Kids (no Brasil Beco Sem Saída). Ele foi cortado da capa porque a banda foi cobrada 400 dólares para usar sua imagem.
Mahatma Gandhi
Foi removido pelo diretor da gravadora EMI Joe Lockwood, alegando que comprometeria a venda do disco na Índia.
Jesus Cristo
Escolha (questionável) de John Lennon — que dois anos antes se meteu numa baita enrascada ao declarar que os Beatles eram mais populares que Jesus.
Adolf Hitler
Escolha (mais questionável ainda) de John Lennon, foi impresso e estava na sessão de fotos, mas felizmente não ficou visível porque alguém mais sensato considerou “polêmico demais”.
A misteriosa referência aos Rolling Stones na capa do “Sgt. Pepper’s”
Os fãs mais atenciosos certamente já repararam na margem direita da capa uma boneca com a inscrição “Welcome the Rolling Stones”. Mas o que diabos aquilo estava fazendo ali?
Conforme publicado pela Far Out Magazine, aquela sessão fotográfica foi feita no estúdio de Michael Cooper; e seu filho, Adam, então criança, estava presente com alguns de seus brinquedos. Um deles era a tal boneca de Shirley Temple, vestida com o famoso suéter, que o próprio Mick Jagger havia recebido de uma fã nos Estados Unidos. Agora, o motivo da presença daquela boneca com aquele suéter nas fotos, isso permanece um mistério.