...

Camarada Garcia Recomenda #4 – Cinco recomendações musicais aleatórias

Camarada Garcia Recomenda #4 – Cinco recomendações musicais aleatórias
Serguei, The Wings, Patti Smith e Elvis Presley (duplamente)

Aqui estão cinco músicas aleatórias que, se você não conhece, deveria. Músicas que julgo não serem muito conhecidas (ou pelo menos não conhecidas o bastante), e que fazem parte da trilha sonora da minha vida (e podem fazer parte da sua também).

HELP! – Serguei

Serguei era um cara muito gentil, ingênuo, divertido, maluco e cheio de histórias incríveis. Eu tive o privilégio de o conhecer pessoalmente e, embora tenha estado com ele apenas três vezes, considero ele como um amigo. Tenho até um pôster autografado por ele emoldurado.

Você sabia que ele fez uma versão de HELP!, dos Beatles? Só que a versão dele ficou mais power balada, mais no estilo da versão do Deep Purple. O vídeo acima é de 1991, no Jô Soares, com a banda que o acompanhou no Rock in Rio II — que incluía o guitarrista Marcelo Xavier/Marcelo Melo, de Cabo Frio. 


Goodnight Tonight – The Wings

Por anos, eu ouvi de Paul McCartney apenas suas músicas nos tempos de Beatles. Eventualmente, comecei a explorar a carreira solo dele e seus discos com o The Wings. 

“Goodnight Tonight” é um lado b do The Wings, foi uma das minhas músicas favoritas em 2022. Já na primeira audição, bastou a introdução para eu adorar. O riff de flamenco no violão, o riff psicodélico de baixo, e uma linha daquelas que só o Paul McCartney dos anos 70 era capaz.

Só não o breakdown com efeito na voz. 


Rock n Roll N****r – Patti Smith

Quando se fala em punk, se pensa logo em Sex Pistols gritando “Eu sou anticristo, eu sou anarquista”. No entanto, antes do punk inglês se encher de alfinetes de segurança e se trajar como Sid Vicious, havia o verdadeiro punk — o niilista da então decadente Nova Iorque. Tendo como lar o CBGB, foi encabeçado por nomes como Ramones, Talking Heads, Television, Blondie e Patti Smith.

Patti Smith, uma das maiores poetisas do rock, rasgou o verbo nessa música. Música essa que, pelo uso polêmico da “n word”, não está disponível no Spotify.  Mas mais punk que isso, só Ramones.


Chesay – Elvis Presley

https://www.youtube.com/watch?v=wzrHdnPPy3E

Elvis Presley fez um sucesso absurdo em 1956 e 57, mas em 58 ele deixou a carreira musical de lado para servir ao exército americano, na Alemanha. Quando retornou, em 1960, resolveu investir na carreira de ator e foi para Hollywood fazer filmes. Os filmes, assim como as trilhas sonoras, eram de qualidade duvidosa, mas tiveram lá seus bons momentos. 

Um dos melhores desses bons momentos para mim foi esta música — uma das minhas favoritas dele. Influenciada por música cigana, é curta, vai direto ao ponto, e não me canso de ouvir. De uma ponta a outra, possui grandes melodias e uma grande interpretação do cantor.


Bossa Nova Baby – Elvis Presley

O catálogo do Rei do Rock tem os rocks que todo mundo conhece, tem um mar de baladas… mas com o passar do tempo, fui descobrindo que suas melhores músicas não são os hits, mas as hidden gemsmomento Supla — e os lado b.

Esta música é uma das minhas favoritas dele, e só conheci recentemente. Tem aquela coisa contagiante de “Viva Las Vegas” e um orgãozinho muito Jovem Guarda — e uma interpretação incrível de Elvis. Mas de bossa nova só título!

O vídeo é uma cena do filme Fun in Acapulco, e apresenta Elvis com um sapateado desengonçado que ficou a cara de Zé Bonitinho!


Ouça a playlist Camarada Garcia Responde no Spotify:


Curtiu? Compartilhe!

André Garcia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.