Led Zeppelin: O membro que Robert Plant considerava o ponto fraco da banda
Desde o começo dos anos 70, o Led Zeppelin é considerado por muitos a maior e melhor banda de todos os tempos. Cada um de seus integrantes, são amplamente considerados um dos melhores de todos os tempos em seus instrumentos, e inspiraram gerações de músicos dos mais diversos gêneros musicais que vieram a seguir.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, para o vocalista Robert Plant, entretanto, a banda tinha um ponto fraco: ele mesmo. Ao discutir a faixa “Achilles Last Stand” em 2019 em seu podcast, Digging Deep ele confessou:
“Eu fui muito privilegiado de ter a meu redor músicos tão incrivelmente talentosos. Se você pensar no Led Zeppelin como um trio, na verdade, com um cantor de casamentos à frente… Eu sempre encarei a realidade de que meu entusiasmo foi uma boa contribuição, mas, na verdade, aqueles caras eram incríveis. […] A interação e fusão da musicalidade daqueles três nesta música é insana!”
Em uma entrevista à Rolling Stone, o vocalista já havia relembrado que desde os primeiros shows do Led Zeppelin ele sabia que a banda seria gigante:
“Quando começamos a tocar um monte de músicas que ninguém realmente conhecia, [como] ‘Train Kept a-Rollin’… Eu sabia que estava em uma sala cheia de gigantes, de verdade. E foi isso. Até 1973, o que aconteceu naquela sala tinha se transformado em alguns dos rock não-rock mais aventureiros que você poderia desejar encontrar. Era mais que a soma das partes. Aqueles caras eram incrivelmente bons. Parecia que todo mundo estava esperando um pelo outro, independentemente do que tinha acontecido até então.”
Robert Plant queria ser lembrado “mais por ‘Kashmir’ do que por ‘Stairway To Heaven'”
Conforme publicado pela Classic Rock, o vocalista considera “Kashmir” a música perfeita do Led Zeppelin:
“Eu gostaria que fôssemos lembrados mais por ‘Kashmir’ do que por ‘Stairway To Heaven’ — ela é tão precisa, não tem nada de exagerado, sem histeria vocal… É a música perfeita do [Led] Zeppelin.”