...

Beatles: O ressentimento de John Lennon com Paul McCartney no “Sgt. Pepper’s”

Beatles: O ressentimento de John Lennon com Paul McCartney no “Sgt. Pepper’s”
John Lennon e Paul McCartney em 1967

John Lennon foi o fundador dos Beatles e, até o começo dos anos 60, não havia dúvidas: a banda era dele. Em meados da década, entretanto, após conquistar tudo que havia para ser conquistado, e com os desgastes da fama, ele foi perdendo o interesse e se tornando alheio ao grupo. 

Paralelamente, Paul McCartney foi se empolgando cada vez mais com a banda como um veículo o possibilitava tornar qualquer coisa que ele ouvisse em sua cabeça em realidade. Dessa forma, ele foi tomando mais e mais as iniciativas criativas e assumindo o papel de líder. Lennon/McCartney haviam conquistado o mundo juntos, mas, em 1967, já era palpável a rivalidade entre eles. 

Em áudio disponível no YouTube pelo canal Beatles Bible, John Lennon relembrou que na época do “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, ele tinha ressentimentos com Paul McCartney por se sentir escanteado e sabotado pelo baixista.


“Era o velho jogo de competição”

“O problema naquele período — que me deixou meio ressentido depois, quando pensei sobre toda aquela coisa; por mais que, subconscientemente, eu soubesse o que estava rolando na época —, foi que eu estava levando uma vida mais suburbana, com uma esposa e um filho. Ele [Paul McCartney] estava rodando pela cidade, andando por aí como um solteiro, então ele trabalhava em coisas. Em ‘Sgt. Pepper’s…’ mesmo, que foi ideia dele, de ser outra banda — a banda do Sargento Pimenta.”

“Ele elaborava a coisa, trabalhava bastante naquilo, e de repente me ligava dizendo ‘Está na hora de ir para o estúdio escrever umas músicas’. Só que ele já tinha as dele todas preparadas, com ideias e arranjos, enquanto eu tinha que começar do zero. Em ‘Pepper’ eu me virei para entrar com ‘Lucy in the Sky [With Diamonds]’ e ‘A Day in the Life’, sob a tamanha pressão em que eu estava.” 

“Uns 10 dias antes que ele ligou dizendo ‘Estou pronto, tenho essa ideia’. Não estávamos nos comunicando, sabe? Por que ele estava andando por aí com os solteiros, e eu estava só em casa. Foi por isso que mais tarde fiquei ressentido de falar sobre aquilo. Agora eu entendo que o que tinha rolado era o velho jogo de competição, só que eu tinha… sucumbido ao casamento e a comer [compulsivamente].”

“‘Magical Mystery [Tour]’ foi a mesma coisa. Ele simplesmente me ligou dizendo ‘Eu tive tal ideia’. Eu estava na estaca zero, e ele já tinha uma ideia montada de o que seria o quê.”

Por mais que tenha sido pego desprevenido, John Lennon comprovou sua genialidade ao compor as duas mais icônicas faixas do “Sgt. Pepper’s…”: “Lucy in the Sky With Diamonds” e “A Day in the Life”. Em “Magical Mystery Tour” foi dele a autoria de três das principais faixas: “I Am the Walrus”, “Strawberry Fields Forever” e “All You Need is Love”. 


John Lennon sentia que seu filho “queria que Paul McCartney fosse seu pai”

Paul McCartney, Julian Lennon e John Lennon
Paul McCartney, Julian Lennon e John Lennon

Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista para a revista Spin em 1975, Lennon confessou:

“Acho que ele [Julian] gosta mais de Paul [McCartney] do que de mim. Tenho um sentimento esquisito que ele queria que Paul fosse seu pai, mas infelizmente ele teve a mim. Eu não o encorajei, mas ele já tem uma banda na escola.”


Curtiu? Compartilhe!

André Garcia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.