As quatro músicas de David Bowie inspiradas no livro 1984, de George Orwell
De seu surgimento, em meados dos anos 50, até meados da década seguinte, o rock tinha como temática quase que exclusivamente romances e festas. Após Bob Dylan e Beatles se influenciarem mutuamente, música pop e música cabeça viraram uma coisa só, e assim surgiram nomes como The Doors e Velvet Underground. Dali em diante, letra de rock poderia abordar qualquer coisa.
Desde então, literatura passou a ser um tema constante. Tolkien, com O Senhor dos Anéis, por exemplo, já influenciou músicas de bandas de Rush a Megadeth, passando por Led Zeppelin e Queen. Outro autor muito influente entre rockstars é George Orwell, que em meados do século passado escreveu distopias para denunciar regimes totalitários e alertar as futuras gerações para os perigos que aquilo representava para o futuro da humanidade.
Seus livros mais populares são A Revolução dos Bichos — que inspirou o álbum conceitual “Animals” (1977) do Pink Floyd) —, e 1984 — que em 1974 inspirou David Bowie a escrever um álbum conceitual sobre. Infelizmente, a viúva do autor o negou a autorização. Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista para a revista Circus ele desabafou:
“Para alguém que era casada com um socialista com inclinações comunistas, ela foi a maior esnobe de classe alta que já conheci na vida. ‘Meu Deus, colocar isso na música?’ Foi realmente assim.”
O projeto de álbum conceitual teve que ser abortado, e o Camaleão do Rock começou a trabalhar no que viria a ser o “Diamond Dogs” (1974). Como algumas músicas inspiradas em 1984 já tinham sido compostas, entretanto, quatro delas acabaram entrado no disco:
- Future Legend
- 1984
- Big Brother
- We Are the Dead
Em “Future Legend” o ouvinte é apresentado a Hunger City (Cidade da Fome), onde pessoas são comparadas a cachorros. A distópica e decadente cidade foi inspirada em dois clássicos literários: 1984 e Almoço Nu, de William S. Burroughs. “1984” e “Big Brother” são referências óbvias ao livro, enquanto “We Are the Dead” (Nós Somos os Mortos) é mais sutil — foi retirada de um trecho onde um personagem diz, em outras palavras, que declarar guerra ao sistema é declarar a própria morte.
David Bowie listou seus 100 livros favoritos
David Bowie desde os anos 60 até o final de sua vida foi um ávido leitor, que devorava livros dos mais diversos gêneros: de ficção científica a ocultismo, passando por epopeia. Conforme publicado pela Rolling Stone Brasil, em 2013 ele compartilhou no Facebook uma extensa lista com seus 100 livros favoritos:
- Entrevistas com Francis Bacon – David Sylvester
- Billy Liar – Keith Waterhouse
- Room At The Top – John Braine
- On Having No Head – Douglass Harding
- Kafka Was The Rage – Anatole Broyard
- Laranja Mecânica – Anthony Burgess
- As Cidades da Noite – John Rechy
- A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao – Junot Diaz
- Madame Bovary – Gustave Flaubert
- Ilíada – Homero
- Enquanto Agonizo – William Faulkner
- Tadanori Yokoo – Tadanori Yokoo
- Berlin Alexanderplatz – Alfred Döblin
- Dentro da Baleia e Outros Ensaios – George Orwell
- Os Destinos do Sr. Norris – Christopher Isherwood
- Dicionário de Símbolos – James A. Hall
- David Bomberg – Richard Cork
- Blast – Wyndham Lewis
- Passing – Nella Larson
- Beyond The Brillo Box – Arthur C. Danto
- A Origem da Consciência na Quebra da Mente Bicameral – Julian Jaynes
- No Castelo do Barba Azul – George Steiner
- Hawksmoor – Peter Ackroyd
- The Divided Self – R. D. Laing
- The Stranger – Albert Camus
- Infants Of The Spring – Wallace Thurman
- The Quest For Christa T – Christa Wolf
- The Songlines – Bruce Chatwin
- Nights At The Circus – Angela Carter
- The Master And Margarita – Mikhail Bulgakov
- The Prime Of Miss Jean Brodie – Muriel Spark
- Lolita – Vladimir Nabokov
- Herzog – Saul Bellow
- Puckoon – Spike Milligan
- Black Boy – Richard Wright
- O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald
- O Marinheiro que Perdeu as Graças do Mar – Yukio Mishima
- Escuridão ao Meio-dia – Arthur Koestler
- A Terra Inútil – T.S. Elliot
- McTeague – Frank Norris
- Dinheiro – Martin Amis
- The Outsider – Colin Wilson
- Strange People – Frank Edwards
- English Journey – J.B. Priestley
- A Confederação dos Tolos – John Kennedy Toole
- O Dia Do Gafanhoto E Outros Textos – Nathanael West
- 1984 – George Orwell
- A Vida e Época de Little Richard – Charles White
- Awopbopaloobop Alopbamboom: The Golden Age of Rock – Nik Cohn
- Mystery Train – Greil Marcus
- Beano – Quadrinho dos anos 50
- Raw – Quadrinho dos anos 80
- White Noise – Don DeLillo
- Sweet Soul Music: Rhythm And Blues And The Southern Dream Of Freedom – Peter Guralnick
- Silence: Lectures And Writing – John Cage
- Writers At Work: The Paris Review Interviews – Editado por Malcolm Cowley
- The Sound Of The City: The Rise Of Rock And Roll – Charlie Gillete
- Octobriana And The Russian Underground – Peter Sadecky
- The Street – Ann Petry
- Wonder Boys – Michael Chabon
- Last Exit To Brooklyn – Hubert Selby, Jr.
- A People’s History Of The United States – Howard Zinn
- The Age Of American Unreason – Susan Jacoby
- Metropolitan Life – Fran Lebowitz
- The Coast Of Utopia – Tom Stoppard
- The Bridge – Hart Crane
- All The Emperor’s Horses – David Kidd
- Fingersmith – Sarah Waters
- Earthly Powers – Anthony Burgess
- The 42nd Parallel – John Dos Passos
- Tales Of Beatnik Glory – Ed Saunders
- The Bird Artist – Howard Norman
- Nowhere To Run The Story Of Soul Music – Gerri Hirshey
- Before The Deluge – Otto Friedrich
- Sexual Personae: Art And Decadence From Nefertiti To Emily Dickinson – Camille Paglia
- The American Way Of Death – Jessica Mitford
- A Sangue Frio – Truman Capote
- Lady Chatterly’s Lover – D.H. Lawrence
- Teenage – Jon Savage
- Vile Bodies – Evelyn Waugh
- The Hidden Persuaders – Vance Packard
- The Fire Next Time – James Baldwin
- Viz – Quadrinho dos anos 80
- Private Eye – Revista satírica (anos 60 e 80)
- Poemas Selecionados – Frank O’Hara
- The Trial Of Henry Kissinger – Christopher Hitchens
- Flaubert’s Parrot – Julian Barnes
- Maldoror – Comte de Lautréamont
- On The Road: Pé na Estrada – Jack Kerouac
- Mr. Wilson’s Cabinet of Wonder – Lawrence Weschler
- Zanoni – Edward Bulwer-Lytton
- Transcendental Magic, Its Doctrine and Ritual – Eliphas Lévi
- Os Evangelhos Gnósticos – Elaine Pagels
- O Leopardo – Giusseppe Di Lampedusa
- Inferno – Dante Alighieri
- Um Túmulo Para um Golfinho – Alberto Denti di Pirajno
- O Insulto – Rupert Thomson
- Entre os Lençóis – Ian McEwan
- A Tragédia de um Povo – Orlando Figes
- Journey Into The Whirlwind – Eugenia Ginzburg