...

Tony Iommi e Eddie Van Halen relembram sua turnê conjunta em 1978

Tony Iommi e Eddie Van Halen relembram sua turnê conjunta em 1978
Foto publicada por Eddie Van Halen on Twitter em 2016

No rock pesado setentista duas das mais influentes bandas, que mais contribuíram para moldar o gênero, foram Black Sabbath e o Van Halen. Seus guitarristas, Tony Iommi e Eddie Van Halen, mudaram a forma de se tocar guitarra — o primeiro por ter criado riffs que inspiraram o surgimento do heavy metal, e o segundo por ter combinado sua habilidade com técnicas até então pouco difundidas criando algo totalmente novo.

Em 1978, ambas as bandas tocaram juntas em turnê européia, onde o Van Halen, promovendo seu álbum de estreia, abriu show para o Sabbath, promovendo “Never Say Die!”. Em entrevista de 2021 para a Guitar World, Tony Iommi e Eddie Van Halen relembraram com saudades daquela época:

Van Halen: “Para mim, Tony é o mestre dos riffs. Isso é o que eu amava. Não estou menosprezando Ozzy ou o vocal dele, mas ouça ‘Into the Void’… aquele riff é coisa de maluco! Foi além da música surf e jazz; foi além de qualquer outra coisa que eu já tivesse ouvido… Era tão pesado. Eu coloco aquilo lá em cima com [a Quinta Sinfonia de Beethoven]. Ouça o riff principal, quando ele bate na corda mi grave, aquilo te atinge como uma parede de tijolos.”

Iommi: “Desde o primeiro minuto que ouvi [o Van Halen], soube imediatamente que era algo especial. A forma como o Ed toca é muito diferente, ele criou um estilo que foi imitado um milhão de vezes. E eles tinham ótimas músicas. Muitas vezes, depois dos shows, nos encontrávamos no meu quarto e conversávamos sobre guitarras. Conversávamos por cerca de 10 horas antes de irmos dormir.”

Van Halen: “…ou não [risos]!”

Iommi: “Pode crer [risos]! Eu curti muito aquela turnê.”

Van Halen: “A gente tocava praticamente todas as músicas do Black Sabbath. Eu costumava cantar solando todas as músicas do Black Sabbath que tocávamos, coisas como ‘Into the Void’, ‘Paranoid’ e ‘Lord of This World’. Quando fizemos turnê com o Black Sabbath em 1978, eles nos intimidaram pra c*ralho.Vou te contar uma história engraçada que nunca vou esquecer.

“Eu cheguei para Tony e perguntei, ‘Qual é a segunda música do lado dois de ‘Master of Reality’?’ Tony me olhou e disse, ‘Que p*rra é essa, cara?’ Naquela época, o Black Sabbath já tinha vários discos lançados, mas como tínhamos só um, eu sabia onde estava cada faixa do nosso primeiro disco. Alguns anos depois, alguém me fez a mesma pergunta, e eu fiquei, tipo, ‘Ah, tá de sacanagem, né?'”


Curtiu? Compartilhe!

André Garcia

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.