Pete Townshend recusou convite de Michael Jackson para tocar em “Beat It”?
Em 1982, Michael Jackson já estava no topo do topo da música pop quando lançou “Thriller” — o álbum mais vendido de todos os tempos. Naquela década, parecia que todo mundo que tinha em casa um toca-discos, tinha aquele LP ( só na minha casa tinha dois!) Tamanho sucesso se deu graças a hits como a faixa-título, “Billy Jean” e “Beat It”.
Por anos, pairou no ar um aparentemente inverossímil rumor de que a escolha original de Michael para o solo de “Beat It” não foi Eddie Van Halen, mas Pete Townshend. À Rolling Stone em 2020, o eterno guitarrista do The Who surpreendeu ao confirmar aquela história:
Pete Townshend recusou Michael Jackson
“Uma vez, Michael Jackson me pediu para tocar guitarra no álbum ‘Thriller’. Eu respondi que não podia, mas recomendei Eddie [Van Halen], que ligou e conversamos. Ele era muito encantador, feliz com sua conexão [com a guitarra], mas me contou que estava curtindo tocar teclado. Seu sorriso era clássico. Um homem no lugar certo, realizado por estar fazendo o que fazia.”
Nos anos 80, o mundo da música ainda era muito compartimentado, com rádios que tocavam um único estilo musical: rádios de pop só tocavam pop; rádios de rock só tocavam rock. Mais que isso, rádios de música negra só tocavam artistas negros, e nas demais, artistas brancos predominavam.
Com o lançamento de “Thriller” (1982), Michael Jackson rompeu essas barreiras com a faixa “Beat It”. Por conta do solo épico de Eddie Van Halen, as rádios de rock tocaram um cantor pop, as rádios de pop tocaram um guitarrista de rock; rádios que só tocavam artistas brancos, tocaram um cantor negro, rádios que só tocavam negros tocaram um guitarrista branco.
Michael Jackson já tentou comprar a Marvel Comics
Conforme publicado pela Far Out Magazine, como já confirmado por Stan Lee, Taj Jackson, sobrinho de Michael, contou essa história em 2020:
“Eu me lembro de estar com meus irmãos e ele [Michael Jackson] falava sobre comprar a Marvel, ele queria fazer aquilo junto com Stan Lee — até já tinham conversado e discutido o assunto. Infelizmente, não aconteceu; acho que foram impedidos (não sei os motivos). Mas sei que estavam empenhados naquele processo.”
Obrigado pela leitura! Você pode apoiar o blog também comprando “Thriller” em CD ou vinil em um dos links abaixo (sem pagar nada a mais por isso):