Led Zeppelin: O riff “mais difícil de tocar”, segundo John Paul Jones
Uma das características que imortalizaram o som do Led Zeppelin é a dinâmica entre a bateria de John Bonham e a guitarra de Jimmy Page: enquanto o primeiro tendia a tocar depois da batida, o segundo tendia a tocar antes da batida. Além disso, Bonham costumava mais tocar acompanhando os riffs de Page do que as linhas de baixo (como era o tradicional).
Isso deu ao baixista John Paul Jones uma grande liberdade melódica e ritmica, que quase o ferrou já na faixa de abertura do álbum de estreia do Led Zeppelin, “Good Times Bad Times”. Para muitos, se trata de uma música simples, mas é mais complexa do que parece. Tanto que Jones, amplamente considerado um músico virtuoso, conforme publicado pela Far Out Magazine, tinha dificuldades em tocá-la.
“Aquele é o riff mais difícil que já compus; o mais difícil de tocar”, confessou ele em 2007 à Rolling Stone. À Guitar Greats, Jimmy Page comentou outro fator que tornava aquela música difícil: “Todo mundo ficou impressionado ao ouvir o ritmo do bumbo. Tanto que todo mundo apostava que Bonzo estava usando bumbo duplo, mas ele usou só um.” Portanto, a linha de baixo ficava ainda mais complexa quando tinha que ser encaixada à bateria.
“John [Bonham] tinha uma técnica incrível”, disse Page à Rolling Stone, “mas também tinha a imaginação para acompanhá-la. Você ouve o padrão que ele criou em ‘Good Times Bad Times’, do primeiro álbum — uma combinação de batidas trovejantes, staccato e viradas arrebatadoras — que até hoje intriga bateristas. Ninguém mais conseguia fazer aquilo. Ninguém mais tinha aquela imaginação.”
“Good Times Bad Times” foi a faixa de abertura do álbum de estreia do Led Zeppelin, e também seu primeiro single lançado nos Estados Unidos. Segundo a Wikipedia, essa música quando aparecia no repertório, geralmente era um trecho, em algum medley, raramente era inteira.
Essa informação é confirmada pelo setlist.fm. Segundo o site, essa música foi tocada na íntegra apenas quatro vezes: uma em 1969, duas em 1970, e mais uma na reunião de 2007. A título de comparação, até “Long Tall Sally” (cover de Little Richard) foi mais tocada pela banda sete. Até Nuclear Assault, Billy Joel e Tenacious D a tocaram mais vezes — 27, 20 e 36, respectivamente.
John Paul Jones compôs “Black Dog” em um pedaço de papel no trem
Em entrevista de 2007 para a Mojo, o baixista contou que rascunhou a ideia de “Black Dog” em um trem voltando para casa de um ensaio na boathouse de Jimmy Page em Berkshire: “Meu pai me ensinou um sistema de anotação muito simples, usando notas musicais e valores. Então eu a compus em um pedaço de papel no trem.”
Robert Plant contou a Joe Smith em 1988, no livro Off The Record, que as colaborações de Jones costumavam surgir subitamente: “Às vezes John Paul [Jones] contribuía com a parte principal da música, que então se tornavam um rápido arranjo de trechos e partes que se encaixavam rapidamente.”