Camarada Garcia Recomenda #5 – Cinco recomendações musicais aleatórias
Aqui estão cinco músicas aleatórias que, se você não conhece, deveria. Músicas (ou versões) que julgo não serem muito conhecidas (ou pelo menos não conhecidas o bastante), e que fazem parte da trilha sonora da minha vida (e podem fazer parte da sua também).
Magdalena 318 – Pixies
Muita gente só ouve Pixies do “Bossanova” (1990) para trás. Eu sou um desses, confesso. E não é para menos: após a separação em 1993, a banda nunca mais foi a mesma; nunca mais teve o mesmo impacto. Mesmo assim, graças ao algoritmo do Spotify um dia o aleatório me apresentou a esta música, de 2014. Desde então é uma das minhas favoritas deles.
Sobredosis de T.V. – Soda Stereo
Infelizmente, virou parte da nossa cultura esse ódio pela Argentina, uma coisa antiga e infantil motivada pelo futebol. Como consequência disso, por aqui são poucos os que ouvem qualquer coisa musical vinda de lá. Eu sou um deles. Não sou nenhum expert, mas alguma coisa eu ouço.
Tem coisas bem bacanas no rock argentino, principalmente nos anos 80, quando o new wave e o post punk viraram febre no país. Soda Stereo é uma das bandas mais legais, e essa música é bem parecida com o que fizeram por aqui em meados daquela década nomes como Titãs, Paralamas do Sucesso e Lobão.
Here Comes the Summer – The Undertones
Quando surgiu, o punk ficou muito conhecido por guitarras cortantes como navalhas e ásperas como asfalto. Teclado virou palavrão, por ser muito vinculado ao rock progressivo. O Undertones foi uma das poucas bandas que usavam teclado, e nessa música em particular usou muito bem.
Mas nesta música, o teclado foi usado por um dos pioneiros do punk com maestria, dando um toque pop juvenil a um gênero de estética tão agressiva.
Aliás, Undertones foi uma das maiores influências de Renato Russo na época do Aborto Elétrico.
Geração Coca Cola (Marcelo Sussekind demo) – Legião Urbana
Todo mundo conhece “Geração Coca Cola”. Essa música estava para a Legião Urbana meio que como “(I Can’t Get No) Satisfaction” estava para os Rolling Stones. É um dos maiores sucessos da música popular brasileira, mas confesso que não gosto da versão original, prefiro muito mais esta aqui.
Marcelo Sussekind é um produtor que ficou famoso com nomes como Engenheiros do Hawaii. Ele foi cotado para produzir o primeiro disco da Legião Urbana, mas abandonou o projeto porque não curtiu a banda. Ele produziu algumas demos, entre elas a de “Geração Coca Cola”, que para mim ficou melhor do que a versão que todo mundo conhece. Ficou tipo Misfits das antigas!
Loud Love – Soundgarden
Que introdução! Que vocal! Que clipe! Esta música, para mim, é uma demonstração soberba de todos os atributos que fizeram do Soundgarden uma das maiores bandas de rock americano de sua geração.
Se eu tivesse que apresentar uma música do Soundgarden a um alienígena, seria esta. Portanto, se você for um alienígena, fica a recomendação! E se não for, também.
Ouça a playlist Camarada Garcia Recomenda no Spotify: