...

Camarada Garcia Recomenda #1 – Cinco recomendações musicais aleatórias

Camarada Garcia Recomenda #1 – Cinco recomendações musicais aleatórias
Stevie Wonder, Thin Lizzy, Marvin Gaye, Ramones e Generation X

Aqui estão cinco músicas aleatórias que, se você não conhecer, deveria. Músicas que julgo não serem muito conhecidas (ou pelo menos não conhecidas o bastante), e que fazem parte da trilha sonora da minha vida (e podem fazer parte da sua também).

Do I Do – Stevie Wonder

Só eu acho ele a cara do primeiro chefão do Final Fight?

Não sei quem é esse baixista, mas sei que ele merece ser aplaudido de pé: toda linha de baixo dessa música dança com sua sequência de notas perfeitas em fluxo constante. E o segundo solo de baixo é mais-que-perfeito.

O cara simplesmente conseguiu ofuscar um dos maiores músicos de nosso tempo. Merece ser canonizado!


Dancing In The Moonlight (It’s Caught Me In It’s Spotlight) – Thin Lizzy

Só eu odeio essas capas que parecem uma xerox mal tirada?

Thin Lizzy é foda, Phil Lynott é foda, essa música é foda, essa linha de baixo é foda… O Thin Lizzy era conhecido por seu hardão setentista, mas Phil dizia que, se eles compusessem uma grande música que não tivesse a cara da banda, eles gravavam assim mesmo.

Sábia decisão. Esta música pode não ter a cara da banda, mas é uma das melhores dela. Que lástima seria se não tivesse sido gravada!


Ain’t no No Mountain High Enough – Marvin Gaye

Só eu adoro ver como a música é tocada em um gráfico?

Ao longo dos anos 60, a Motown se tornou mundialmente famosa por ser uma verdadeira máquina de produzir hits. Além de possuir em seu catálogo artistas do nível de Stevie Wonder e Jackson 5, oferecia a eles ainda grandes compositores e alguns dos melhores músicos do gênero. E um deles era o baixista James Jamerson, que fez trabalhos impecáveis como esta música.

Mesmo contendo duas das maiores vozes da soul music (Marvin Gaye e Tammi Terrell), quando ouço essa música, só tenho ouvidos para o baixo. Gosto desse vídeo porque mostra a linha baixo em um gráfico.


Do You Wanna Dance? – Ramones

Só eu acho que essa cena do filme deveria ser o clipe desta música?

Essa música é um cover do açucarado e sonolento hit de Bobby Freeman. Esse vídeo é do filme Rock ‘n’ Roll High School — uma comédia estilo Sessão da Tarde de 1979, estrelando os Ramones. No longa, uma colegial fã de punk rock sonha em levar o Ramones para fazer uma revolução em sua escola careta até que um dia ela conhece a banda.

É o cúmulo do pastiche pastelão nostálgico, repleto de clichês do ensino médio nos Estados Unidos… mas combinou perfeitamente com Ramones! De uma forma que, acredito eu, o diretor nem imaginava.

Obs.: Esse professor agasalha o croquete, hein…


Your Generation – Generation X

Só eu acho que nesse vídeo Marc Bolan está um live action de Afrodite — o Cavaleiro de Ouro de Peixes?

Marc Bolan e Billy Idol e fizeram sucesso em extremidades opostas da década de 70: o primeiro no começo com a cena glam; o segundo no final com a cena punk.

Os dois pareciam, entretanto, pertencer a mundos diferentes, e o contraste fica evidente neste vídeo. Um momento histórico, uma passagem de bastão, uma transição de gerações: o dia em que Billy Idol (à frente do Generation X) se apresentou (pela primeira vez) na TV britânica no programa que Bolan tinha (pouco antes de morrer).

Na introdução, Marc Bolan esbanja sedução de bowieolagem dizendo: “Essa é uma nova banda chamada Generation X, que tem um vocalista chamado Billy Idol — supostamente tão belo quanto eu”, disse Bolan antes dela começar a tocar. “Isso é o que vamos ver agora!”


Ouça a playlist Camarada Garcia Responde no Spotify:


Curtiu? Compartilhe!

André Garcia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.