Bono explica como Bob Dylan influenciou mudança do U2 em ‘Rattle and Hum’
O U2 surgiu como uma banda post punk em seus três primeiros álbuns, a seguir ganhou ares mais experimentais e vanguardistas com a produção de Brian Eno.
Em “Rattle and Hum (1989), eles decidiram gravar um álbum ao vivo e documentário registrando uma jornada de descobrimento musical. Eles, que aprenderam a tocar ouvindo Ramones e Sex Pistols, ali descobriram os gêneros que alicerçaram o rock, como o blues, o gospel e o folk.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, certa vez o vocalista Bono revelou à Rolling Stone que a influência de Bob Dylan foi fundamental para aquele passo em sua carreira:
“[Bob] Dylan foi responsável por ‘Rattle and Hum’, porque foi ele quem me disse que você tem que conhecer o passado, de onde vem a música. Ele estava falando comigo sobre a família McPeake e The Clancy Brothers e depois Hank Williams e Leadbelly… nenhum deles eu conhecia.”
Combinando clássicos como “Pride (In the Name of Love)”, covers como “All Along the Watchtower” e inéditas como “Desire”; “Rattle and Hum” contou ainda com o cover de Bob Dylan “All Along the Watchtower”, além de uma composição de sua autoria, “Love Rescue Me”.
Na virada para a década de 90, o U2 deu uma nova guinada, dessa vez musical, estética, conceitual e lírica, mergulhando na música eletrônica com “Achtung Baby” (1991).