...

Beatles: A explicação de John Lennon e Paul McCartney para “Sgt. Pepper’s”

Beatles: A explicação de John Lennon e Paul McCartney para “Sgt. Pepper’s”
Foto da capa de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles

“Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” é considerado um dos maiores álbuns de todos os tempos, e em nos mais diversos aspectos: um dos mais vendidos, um dos mais inovadores, um dos mais influentes, primeiro álbum conceitual, primeiro a conter as letras e inclui brindes… Não é exagero algum dizer que, após seu lançamento, a música pop jamais foi a mesma.

O canal Beatles Bible no YouTube resgatou áudios de Paul McCartney e John Lennon, os grandes idealizadores da obra sobre ela. McCartney, que concebeu o conceito, relembrou sua origem.

“Vamos fingir sermos uma outra banda”

“Eu estava voltando de avião com nosso roadie Mal [Evans], e ele me disse ‘Me passa o sal, me passa o sal e a pimenta’. Ele disse ‘sal e pimenta’ [salt and pepper], e eu entendi ‘sargeant pepper’ [Sargento Pimenta]. Então foi ali que a ideia foi plantada. Depois, devido ao fato de que eu estava ouvindo um monte de música alternativa, eu pensei: ‘Que tal essa? Vamos fingir sermos uma outra banda quando fizermos esse álbum!’ A ideia era ‘Quando você for até o microfone, John, você não vai ser John Lennon, você vai ser um cara dessa banda [fictícia], então você pode fazer o que quiser!’ Por isso os uniformes [na capa].”

Quanto à opção por aquele longo e inusitado título (banda do clube dos corações solitários do Sargento Pimenta), John Lennon certa vez contou de onde Paul tirou:

“‘Sgt. Pepper’s…’ veio depois que Paul fez uma viagem aos Estados Unidos, onde estava rolando a moda das bandas da costa oeste com nomes longos. Sabe, não era mais Beatles, The Crickets, passou a ser, tipo, Fred and his Incredible Shrinking Grateful Airplanes. Então acho que aquilo influenciou ele. Ele voltou com essa ideia de longos títulos para os Beatles. Li em algum lugar um dia desses, em uma das entrevistas dele para fanzines, algo sobre que ele queria botar algo entre os Beatles e o público.”

Oitavo álbum (em apenas cinco anos!), “Sgt. Pepper’s…”  foi gravado pelos Beatles logo após abandonarem os shows ao vivo para se dedicarem exclusiva e integralmente às gravações. Na Inglaterra, não só chegou ao topo dos mais vendidos, como lá permaneceu por 23 semanas (de junho de 1967 a fevereiro de 1968). Estima-se que já tenha vendido mais de 32 milhões de cópias pelo mundo — 11 milhões apenas nos Estados Unidos.


“Sgt. Pepper’s…” é um álbum conceitual? John Lennon discordava

Conforme áudio disponível no YouTube (também pelo canal Beatles Bible), John Lennon discordava de que o “Sgt. Pepper’s…” se tratasse de um álbum conceitual.

“Ele é considerado o primeiro álbum conceitual, [mas] não chega a lugar algum. ‘[Being for the Benefit of] Mr. Kite’, todas as minhas contribuições não têm absolutamente nada a ver com a ideia dele [Paul McCartney] de Sgt. Pepper’s e sua banda. Mas funcionou, porque dissemos que funcionava, foi a imagem que teve. Mas aquilo não coeso como o ‘Pet Sounds’ [dos Beach Boys], e não possuía um conceito. Ele começa com “Sgt. Pepper’s…”, apresenta Billy Shears e só, tirando a reprise. Todas as outras músicas poderiam estar em qualquer outro disco: ‘[Being for the Benefit of] Mr. Kite’ poderia entrar em qualquer um; ‘Lucy [in the Sky with Diamonds]’ poderia ter entrado em qualquer um; ‘A Day in the Life’ poderia ter entrado em qualquer um… Então não tem conceito nenhum ali.”


Curtiu? Compartilhe!

André Garcia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.