...

A história do latrocínio que inspirou um dos maiores sucessos do Sonic Youth

A história do latrocínio que inspirou um dos maiores sucessos do Sonic Youth
Sonic Youth em algum momento dos anos 90

Ao longo dos anos 80, o Sonic Youth se especializou no underground fazendo o que considero punk progressivo por conta de suas estruturas musicais de difícil assimilação. Além de sua estética ruidosa músicas, ainda havia a natureza experimental, não-ortodoxa e vanguardista de suas músicas.

Na década seguinte, entretanto, isso mudou — coincidentemente ou não, ao assinarem com uma gravadora grande, a Geffen Records (a mesma do Guns N’ Roses e Nirvana). Com uma guinada para estruturas mais convencionais, resultando em sua fase mais “pop”, marcada por álbuns como “Goo” (1990) e “Dirty” (1992). “Kool Thing” e “100%” são hits dessa era.

Em “Dirty”, letras abstratas e introspectivas deram lugar a críticas sociais, abordando misoginia, fascismo e violência. “100%”, por exemplo, fala do assassinato de um amigo, Joe Cole.

“Você consegue perdoar o cara que te deu um tiro na cabeça?”

Conforme publicado pela Far Out Magazine, o crime ocorreu em 1991, e presença de seu melhor amigo, Henry Rollins — vocalista do Black Flag. Ao retornarem de um show do Hole, eles foram rendidos por dois homens armados. Rollins foi levado para dentro sob mira da arma para entregar todo o dinheiro que tivesse na casa. Por algum motivo (até hoje desconhecido), o outro assaltante atirou em Cole na cabeça. O vocalista, sabe-se lá como, conseguiu escapar.

Acredita-se que os criminosos tenham sido atraídos por uma visita de Rick Rubin poucos dias antes: o produtor chegou em um Rolls Royce.

“Quando Henry ligou para me contar sobre Joe”, relembrou a baixista Kim Gordon, “eu desabei em lágrimas. Sendo sincera, não superei aquilo por alguns anos. Um ato de violência sem sentido e aleatório contra alguém tão cheio de vida e inocência… foi chocante. Eu odiei Los Angeles por muito tempo depois daquilo. Escrevi a música ‘JC’ sobre Joe, enquanto Thurston escreveu ‘100%’. Era difícil de cantar sem ficar com os olhos marejados.” 

Para a sorte (ou azar) do Sonic Youth, “100%” acabou se tornando um de seus maiores sucessos. Sua letra inclui versos que mostram a banda tentando laborar o luto e lidar com a tragédia: “Você consegue perdoar o cara que te deu um tiro na cabeça? Ou devo arrumar uma arma e te vingar?” e “Difícil acreditar que você se foi, sempre achei que você chegaria longe” são alguns dos versos. 


Para David Bowie, Sonic Youth e Pixies foram as bandas mais interessantes dos anos 80

Conforme publicado pela Far Out Magazine, certa vez à MTV o Cameleão do Rock declarou:

“A primeira vez que ouvi Pixies deve ter sido por volta de 1988. Eu achei a música mais interessante que ouvi, tirando Sonic Youth, em toda a década de 80.”


Curtiu? Compartilhe!

André Garcia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.