...

Quanto sucesso fizeram os Beatles nas rádios brasileiras enquanto durou a banda?

Quanto sucesso fizeram os Beatles nas rádios brasileiras enquanto durou a banda?
A curiosa versão nacional do "A Hard Day's Night"

O site maistocadas.mus.br faz um acompanhamento, como já diz seu nome, das músicas mais tocadas no Brasil. Nos dias de hoje, para a surpresa de ninguém, o sertanejo praticamente monopoliza todas as paradas. A página faz um levantamento também, entretanto, das músicas mais executadas pelas rádios nas décadas anteriores, e é aí que a coisa fica mais interessante.

Por meio dos dados lá fornecidos, é possível estimar o quão popular foram os Beatles nas rádios brasileiras no período em que a banda esteve na ativa: desde seu álbum de estreia, em 1963, até o último, em 1970. No ranking geral da década de 60, os Fab Four ficaram na segunda colocação, atrás apenas de Roberto Carlos.

1963

Em 63, “Mas, Que Nada!”, de Jorge Ben, foi a música mais ouvida no Brasil. Os Beatles lançaram seus primeiros álbuns e singles naquele ano, mas não entraram no top 20 por aqui. A comunicação na época estava longe de ser instantânea como hoje em dia. A informação demorava muito para chegar da Europa, e era escassa.


1964

Em 64, “Datemi Un Martello”, de Rita Pavone, foi a música mais ouvida no Brasil. Os Beatles, que dominaram os Estados Unidos, dominaram também por aqui, atingindo a maior quantidade de músicas que emplacaram no top 20 anual:

  • #2: I Want To Hold Your Hand
  • #5: Please Please Me
  • #6: She Loves You
  • #9: Can’t Buy Me Love
  • #15: Love Me Do
  • #18: Twist And Shout

1965

Em 65, “Trem Das Onze”, dos Demônios da Garoa, foi a música mais ouvida no Brasil. Já os Beatles tiveram apenas duas músicas no top 20:

  • #5: A Hard Day’s Night
  • #16: I Feel Fine

1966

Em 66, “Quero Que Vá Tudo Pro Inferno”, de Roberto Carlos, foi a música mais ouvida no Brasil. Os Beatles tiveram três músicas no top 20:

  • #2: Yesterday
  • #7: Michelle
  • #19: Day Tripper

1967

Em 67, “Gina”, de Wayne Fontana, foi a música mais ouvida no Brasil. Já os Beatles, com o lançamento do “Sgt. Pepper’s”, nem entraram no top 20. Pelo visto, o pessoal não curtiu a fase psicodélica por aqui…


1968

Em 68, “Hey Jude”, dos Beatles, foi a música mais ouvida no Brasil. Só que também foi a única no top 20. 

#1: Hey Jude


1969

Em 69, “As Curvas da Estrada de Santos”, de Roberto Carlos, foi a música mais ouvida no Brasil. No top 20, só teve uma dos Beatles.

  • #6: Get Back

1970

Em 70, “Foi um Rio que Passou em Minha Vida”, de Paulinho da Viola, foi a música mais ouvida no Brasil. No top 20, dos Beatles só tiveram duas.

  • #9: Let It Be
  • #15: Something

Portanto, ao total, entre 1964 e 1970, foram 15 as músicas dos Beatles que pintaram no top 20 anual — e apenas uma chegou ao topo. 


A música dos Beatles que tem a participação de um dos Rolling Stones

Em uma de suas últimas entrevistas, dada a David Sheff, John Lennon revelou que uma das últimas músicas dos Beatles, “You Know My Name (Look Up the Number)”, contou com a participação de Brian Jones, dos Rolling Stones:

“Aquilo era uma música inacabada que eu e Paul transformamos em algo cômico. Eu estava o esperando na casa dele, e vi a lista telefônica no piano, escrito ‘Você sabe o nome, procure o número’. Era tipo um slogan, e eu apenas mudei. Mas aquilo não foi para frente, e nós fizemos uma brincadeira com ela. Brian Jones toca saxofone nela.”


Curtiu? Compartilhe!

André Garcia

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.