...

Motörhead: Designer relembra a história por trás da criação da capa de “Bomber”

Motörhead: Designer relembra a história por trás da criação da capa de “Bomber”
Capa de "Bomber" em vinil

Em 1977, o Motörhead lançou seu álbum de estreia, autointitulado, que em sua capa apresentava seu mascote. Batizado Snaggletooth, entre diversas variações, apareceu em (pelas minhas contas) 19 dos 23 álbuns de estúdio da banda.

Na capa de “Bomber” (1979), ele aparece gravado na lataria de uma surreal aeronave reluzente, repleta de metralhadoras e mísseis. A imagem é de autoria do designer Adrian Chesterman, que em 2016 relembrou à Classic Rock a criação daquela sua ilustre arte.

Segundo ele, o aficcionado por memorabília da Segunda Guerra Mundial Lemmy Kilmister insistiu para que o avião fosse alemão, alegando que “os vilões fazem as paradas mais iradas”.  

“Eu sugeri o avião Heinkel [utilizado pelos nazistas]. Eles queriam aquele efeito fotorrealista, então fiz aquilo com uma bomba disparada vindo em sua direção. Trabalhei com airbrush em preto e branco, que eu coloriria posteriormente — é por isso que meu trabalho sempre tinha uma aparência sombria. Para acertar a iluminação, comprei uma maquete Airfix de um Heinkel 111, montei e pintei de preto.”

Em seguida, Adrian iluminou a maquete e a fotografou para usar o reflexo como referência:

“Quando você trabalha com realismo, você tem que se basear em uma referência realista.”

Após colorir a imagem, ele ligou para a banda na sexta e marcou com ela um encontro no dia seguinte: 

“Eles queriam a arte pronta em uma semana [risos]! Eu sugeri nos encontrarmos ao meio-dia, mas acho que eles não estavam acostumados a acordar tão cedo, porque pareciam todos muito mal-humorados. Phil estava com uma lata de [cerveja] Special Brew na mão. As imagens deles no avião eram tão pequenas que eu precisava de fotos do tamanho de passaporte, que recortei e pintei. Eu queria eles rosnando para parecer que estavam atirando com as metralhadoras. Lemmy estava levantando o lábio, e Phil… sempre tinha aquela cara mesmo.”

Segundo Chesterman Lemmy e Phil adoraram o resultado, mas o guitarrista Eddie Clarke ficou “meio puto” achando que ficou com “cabelo de menina”. 

“É a capa mais famosa que já fiz. Minha mãe teve a arte original de ‘Bomber’ na parede por um bom um tempo. Ela era muito religiosa, então colocava o círculo metodista ao redor dela.” 


Curtiu? Compartilhe!

André Garcia

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.