Metallica: Kirk Hammett lista e comenta seus 10 filmes de terror cult favoritos
Desde que foram unidos por Alice Cooper, rock pesado e filme de terror se tornou um casamento perfeito. Glenn Danzig, Slash, Rob Zombie… são muitos os rockstars que amam o gênero, e um dos mais notórios é Kirk Hammett — o eterno guitarrista solo do Metallica.
Colecionador obsessivo de itens e memorabilia do tema, tem sua coleção exposta em museu, já escreveu livro sobre, e tem até seu próprio festival: o Kirk Von Hammett’s Fear FestEvil. E, à pedido da Metal Hammer, ele listou e comentou seus 10 filmes de terror cult favoritos, mas antes fez sua introdução:
“Estou constantemente em busca de coisas novas legais e diferentes neste gênero, porque há muita repetição e fórmulas. Às vezes, vejo esses filmes como investimentos de tempo: no que quero investir meu tempo? Quero algo realmente assustador, algo cafona, algo cheio de ação, ou algo psicológico? É assim que costumo pensar ao escolher filmes de terror.”
“Já falei muito sobre filmes mais antigos, mas tem muito filme por aí que amo, admiro e que precisam receber a atenção que merecem. Então, basicamente, é por isso que escolhi estes!”
Repulsion (1965) [Repulsa Ao Sexo]
Sinopse: Em Londres Carol Ledoux (Catherine Deneuve) é uma bela mulher que é sexualmente reprimida e vive com sua irmã mais velha. Ela constantemente resiste aos assédios do seu namorado e também desaprova o amante da irmã. Quando esta viaja com ele em férias, Carol fica sozinha no apartamento e se afunda em uma profunda depressão, passando a ter várias alucinações.
“Assisti este há muito tempo em um cinema. Achei muito assustador, e acabei o revisitando nesta tarde porque me lembrei de como é insano! É um filme que todo fã de terror deveria assistir, porque está abaixo do radar, não é muito comentado, mas é assustador pra caramba.”
“É sobre uma mulher perdendo a sanidade e sua espiral eventual para a completa loucura. É um ótimo investimento de cerca de 90 minutos! A tensão subjacente em todo o filme nunca diminui, há tanta ansiedade, você está tão tenso por estar na mente dessa mulher que está completamente maluca.”
In The Mouth Of Madness (1994) [À Beira da Loucura]
Sinopse: O investigador John Trent (Sam Neill) é contratado para achar Sutter Cane (Jürgen Prochnow), um escritor de histórias de terror que, após terminar seu último livro, misteriosamente desapareceu. Mesmo desconfiando que isso não passa de uma jogada publicitária, aceita o trabalho. Passa a ler seus livros, procurando pistas da cidade onde Cane possa estar escondido, mas estes livros são macabros e, após sua leitura, as pessoas agem de um modo bem estranho.
“É outro filme que eu simplesmente adoro. É de John Carpenter, um filme incrível baseado no horror lovecraftiano. Eu simplesmente amo filmes que envolvem livros proibidos, que contêm segredos que podem destruir o mundo inteiro!”
“Este filme faz isso, mas de uma forma um pouco diferente: é sobre um autor que escreve esses livros de horror e os livros começam a se tornar reais, ele começa a ver personagens de seus livros. Isso leva a uma cena final maluca nesta mansão. Eu adoro casas assombradas e mansões sombrias e ameaçadoras, castelos assustadores com criaturas dentro… Eu simplesmente amo tudo isso!”
Ghost Story (1981) [Histórias de Fantasmas]
Sinopse: Numa pequena cidade, quatro envelhecidos amigos de infância participam de um grupo em que contam histórias fantasmagóricas. Mas um fantasma verdadeiro, vindo diretamente do passado dos quatro senhores, ressurge para assombrá-los e também à nova geração: seus filhos.
“Eu não realmente acredito em fantasmas… mas acredito em histórias de fantasmas! Este é um filme realmente ótimo, baseado em um livro épico de Peter Straub, então a história em si tem muita profundidade. É sobre uma menina pequena e é assustador pra caramba. Peter Straub é um dos meus autores de terror favoritos, e o livro, para mim, está entre os livros mais assustadores que já li, lado a lado com O Iluminado.”
“O resultado foi um ótimo filme — com ninguém menos que Fred Astaire! – mas ainda estou esperando que alguém realmente se levante e faça a versão completa apropriada. Há uma cena que envolve um antigo Ford Model T… Não quero revelar muito aqui, mas essa é uma das melhores cenas!”
A Quiet Place (2018) [Um Lugar Silencioso]
Sinopse: Um Lugar Silencioso mostra uma realidade pós-apocaliptica, onde a população da Terra foi dizimada por uma entidade assustadora que ataca quando escuta um menor sinal de barulho. Em uma fazenda dos Estados Unidos, acompanhamos uma família do meio-oeste que tenta se manter em total silêncio para sobreviver à ameaça que ronda a sua casa.
“Há alguns filmes de terror realmente ótimos e altamente originais que estão sendo lançados […] e este é um deles. Eu achei Um Lugar Silencioso simplesmente o melhor filme. Ele tinha um conceito completamente diferente; era um ataque à capacidade de uma pessoa fazer barulho.”
“Esse filme é como seria se de repente fosse perigoso se comunicar, fazer barulhos ou qualquer coisa do tipo. Honestamente, é um baita filme incrível. Existem essas criaturas que vêm para a Terra e caçam qualquer coisa que faça barulho, então se você apenas sussurrar, arrotar ou algo assim, essas criaturas voadoras vão se lançar e atacar! Você precisa assistir!”
Tusk (2014) [Tusk – A Transformação]
Sinopse: Wallace Bryton (Justin Long), narrador de um podcast, desaparece misteriosamente no interior do Canadá. Seu melhor amigo e parceiro, Teddy (Haley Joel Osment) decide procurar por ele, contando com a ajuda da namorada do desaparecido, Allison (Genesis Rodriguez), nesta busca. O que eles não imaginam é que Wallace está nas mãos do misterioso marinheiro Howard Howe (Michael Parks), que tem o estranho plano de criar uma morsa humana.
“Já que estamos falando de personagens estranhos, este é outro filme realmente incrível que vi recentemente e não consigo superar. É um filme de Kevin Smith sobre um cara obcecado por morsas, e ele transforma outro cara em uma morsa [risos]! E você sabe, quanto mais inacreditável for, mesmo que seja tão absurdo, mais eu adoro esse tipo de coisa. É simplesmente um filme maluco que todo mundo precisa ver.”
The VVitch (2015) [A Bruxa]
Sinopse: Nova Inglaterra, década de 1630. O casal William e Katherine leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Teria sido devorado por um lobo? Sequestrado por uma bruxa? Enquanto buscam respostas à pergunta, cada membro da família enfrenta seus piores medos e seu lado mais condenável.
“Para mim, este é um dos filmes de terror mais importantes dos últimos tempos, porque captura exatamente o que quero ver em um filme de terror. É aquela sensação de antecipação, como se você não soubesse o que está por vir. É sombrio, a trilha sonora é realmente ótima e grande parte do diálogo é baseado em julgamentos de bruxas reais daquela época.”
“Gosto desse tipo de coisa, porque torna tudo mais real. Gosto quando tem personagens fora do comum em filmes de terror, e o bode chamado Black Phillip, eu acho, foi um dos melhores personagens de terror. Eu amo isso. É uma tremenda ideia ótima e original.”
The Ritual (2017) [O Ritual]
Sinopse: Reunindo-se após a morte trágica de um deles, quatro amigos de faculdade resolvem realizar uma caminhada através dos bosques escandinavos. No entanto, eles acabam se perdendo e percebem que estão sendo perseguidos por um mal antigo que ainda espreita na escuridão.
“Posso falar sobre um filme da Netflix? Um dos melhores filmes de terror que vi este ano estava na Netflix. As coisas estão mudando rapidamente no gênero de terror por agora ser tão popular; é um ótimo momento para ser um fã. Acho que a Netflix percebeu isso e fez um monte de ótimos filmes de terror e ficção científica.”
“O Ritual envolve um grupo de caras que saem para uma viagem na floresta; é um ótimo cenário para algo assustador acontecer, e é claro, algo assustador acontece! Alerta de spoiler! Há uma criatura no filme que é muito legal, e muito original em termos de como age e se move, e como é apresentada.”
The Evil Within (2017)
Sinopse: O conto sádico de um menino solitário, mentalmente incapacitado, que faz amizade com seu reflexo em um espelho antigo. Esta criatura demoníaca ordena-lhe matar as pessoas que ele mais ama.
“Este é realmente estranho: tem uma qualidade surrealista que envolve sonhos e outras dimensões, e é muito louco! Um dos melhores filmes que vi este ano. É sobre um garoto que entra em contato com um espírito maligno e estabelece um relacionamento estranho com ele, no qual ele precisa fazer coisas para aproveitar o que esse espírito maligno tem a oferecer…”
Re-Animator (1985) [A Hora dos Mortos-Vivos]
Sinopse: Um estudante de medicina e sua namorada estudam a reanimação de tecidos mortos, prática que pode acabar se tornando perigosa quando um misterioso estudante novo surge e se envolve nos experimentos.
“Tenho que mencionar este! Um dos meus filmes favoritos de todos os tempos que acho que todos deveriam ver. Eu sugiro isso para todos os meus amigos. Se eles me perguntam qual é um bom filme de terror, é esse! Eu morro de amores por ele.”
“Mal posso esperar até que meus filhos tenham idade suficiente para mostrá-lo a eles, estou contando os dias, na verdade. É horripilante, engraçado, é HP Lovecraft… você simplesmente não tem como errar com ele. Eu assisti quando foi lançado no cinema e, mano, todo mundo na sala fazia tanto barulho: assobiando, gritando, rindo… foi simplesmente o melhor.”
The Love Witch (2017)
Sinopse: Elaine (Samantha Robinson) é uma jovem bruxa que está determinada a encontrar o homem de sua vida. Ela leva homens para sua casa e faz magias e poções a fim de seduzi-los. Tudo funciona bem, mas ela acaba com uma série de vítimas infelizes. Quando ela finalmente encontra o homem de seus sonhos, seu desespero para ser amada a torna insana.
“Este acabou de ser lançado de forma discreta. É meio que um filme de terror com um toque de extravagância. Na verdade, esse filme me lembra um filme da Hammer – tem toda a vibe de um filme da Hammer, mas, novamente, é mais psicológico do que qualquer outra coisa. Há a garota, ela é uma bruxa de verdade, e ela acha que está fazendo tudo o que faz por amor, mas na verdade é algo diferente…”