Levantamento revela os dois anos em que o rock nacional mais tocou nas rádios
Levantamento revela os dois anos em que o rock nacional mais tocou nas rádios
O site maistocadas.mus.br faz um acompanhamento das músicas mais tocadas do Brasil, levando em consideração diversas plataformas. Lá também há um levantamento das músicas mais tocadas em décadas anteriores, levando em consideração as estações de rádio das capitais.
De 1970 a 2018, a página discriminou os gêneros mais tocados por ano. Abaixo, esses dados foram convertidos para gráficos, com o eixo horizontal representando os anos, e o vertical a quantidade de músicas no top 100 radiofônico:
Os gráficos mostram que o rock nacional foi inexpressivo nas rádios durante toda a década de 70. Nos anos 80, por outro lado, se tornou um dos gêneros mais populares do país, tendo seu auge em meados da década. A partir dali, o rock caiu, mas se manteve estável, competindo com outros gêneros, como o pagode. Ao longo da década de 2010, o sertanejo se tornou hegemônico, enquanto o rock nacional e todos os outros gêneros foram esmagados.
Os anos em que as rádios mais tocaram rock nacional foram 1985 e 2000, ambos com 20 músicas no top 100. Estatisticamente, deu uma média de uma música a cada cinco que tocavam. Confira aqui a lista das músicas mais tocadas de 1985 no Brasil, e confira aqui as mais tocadas em 2000.
Ainda segundo o site Mais Tocadas, Cazuza foi o artista mais popular nas rádios brasileiras em 1985, embalado pelo hit “Exagerado” — a 8ª mais tocada do ano. Já nos anos 2000, Skank foi o quarto artista mais popular.