...

Estudo científico mostra o impacto de música do Pink Floyd no cérebro do ouvinte

Estudo científico mostra o impacto de música do Pink Floyd no cérebro do ouvinte
Foto: Dolby Atmosphere e Pink Floyd

Não é novidade alguma, desde os tempos mais antigos, que a música é uma das coisas mais poderosas já criadas pelo homem. Melodias pode nos levar de volta a um momento passado de nossas vidas, despertar emoções das mais diversas, provocar alterações em nosso estado de consciência e estado de espírito, além alterar nosso comportamento. 

A música já se mostrou capaz até mesmo de provocar revoluções e derrubar governos — ou seja, ela pode mudar o mundo. Cada vez mais, a ciência a utiliza como ferramenta para auxiliar o tratamento de enfermidades psicológicas e neurológicas, como depressão, ansiedade, autismo e demência. 

Localizada em Soho, Londres, a Dolby Screening Room é uma das mais modernas e sofisticadas salas de exibição do mundo: com sistema de som Dolby Atmos, projeção 4K e HDR e poltronas reclináveis com massagem. Foi lá que, em outubro, conforme publicado pela Far Out Magazine, o Pollen Audio Group selecionou um grupo de voluntários para ter sua atividade cerebral monitorada por um eletroencefalograma enquanto ouviam “The Great Gig in the Sky” — clássico do Pink Floyd do álbum “The Dark Side of the Moon” (1973). 

“Aaahhhh aahhh-Aaaahh-aaaahhh AAAAHAHHHHHHH”

Aproximadamente 100 pessoas participaram do experimento, e tiveram medidos pelo exame seu interesse, relaxamento, estresse e escitação. A média mostrou que os ouvintes sentiram mais interesse e estresse, provavelmente pela natureza dramática e catártica da música. O nível de relaxamento médio foi baixo e linear, enquanto o de excitação foi muito baixo, aumentando um pouquinho na parte em que a música fica intensa e cantora atinge as notas mais altas. 

Confira abaixo o gráfico do jornalista musical Jordan Potter, da Far Out Magazine, que foi um dos felizardos que participaram do estudo:

Foto: Far Out Magazine e Dolby Atmosphere
Foto: Far Out Magazine e Dolby Atmosphere

Eu adoraria ver uma comparação entre os resultados da versão original de “The Great Gig in the Sky” em comparação à nova versão regravada por Roger Waters no controverso “The Dark Side of the Moon Redux”…


Curtiu? Compartilhe!

André Garcia

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.