O clássico do The Jam que o Ultraje a Rigor “copiou” no hit “Ciúmes” sem nunca ter ouvido
A criatividade é o aspecto mais fascinante do ser humano, e está diretamente ligada à sua manifestação física: a arte. Assim como a milênios atrás pirâmides foram erguidas em diferentes locais do mundo por povos que não tinham conhecimento um do outro, por vezes artistas tem a mesma ideia em pontos diferentes da linha do tempo e do espaço. As ideias estão no chão.
Um exemplo disso é a semelhança harmônica entre “Smoke on the Water” lançada em 1972 pelo Deep Purple e “Maria Moita”, lançada por Carlos Lyra em 1964.
No melhor estilho “Quem me conhece sabe”, acreditar que Blackmore plagiou a bossa nova é como acreditar que o Kiss imitou as maquiagens dos Secos & Molhados. Um assunto que é combustível para bate-bocas acalorados em mesa de bar na República.
Um caso semelhante de plágio involuntário, digamos assim, é o hit do rock nacional “Ciúmes”, do Ultraje a Rigor, e “Down in a Tube Station at Midnight” de um dos pioneiros do punk inglês, o The Jam.
Eu, que até hoje nunca tive um CD do The Jam na mão, por volta de 2007 já tinha conseguido ouvir alguma coisa deles graças ao Soulseek (um dos filhotes do Napster). Quando ouvi o final dessa música, na hora lembrei de ciúmes:
Ambos tinham a mesma progressão e acordes e, mais que isso, ficavam repetindo no final, aumentando a velocidade, com um backing vocal distinto e uma guitarra fazendo uma melodia dentro da melodia.
Como na época eu assistia a muito filme do Woody Allen, enxergava referência em tudo, então logo pensei se tratar de uma homenagem como aquelas que Renato Russo fazia a suas influências na Legião Urbana. O The Jam inclusive era uma das maiores deles, assim como o Gang of Four.
Aquilo foi um ou dois anos depois que o Twitter surgiu, em 2007, e Roger Moreira (líder do Ultraje e compositor da música) foi uma das primeiras personalidades musicais a entrar e usar regularmente a plataforma. Já naquela época ele propagava suas opiniões e arrumava treta com deus e o mundo.
Eu, que seguia ele até 2013/14, certo dia mandei uma mensagem perguntando se o final de “Ciúmes” tinha sido uma referência a “Down in a Tube Station at Midnight”, do The Jam” — “Nunca ouvi”, se limitou a responder o vocalista.
Até então, eu ainda tinha a cabeça dos anos 90, achava que todo mundo que eu via na televisão sabia de tudo. Foi ali, com a resposta de Roger que eu me dei conta do que depois todo mundo perceberia naquela rede social: as personalidades que tanto admiramos eram apenas pessoas assim como nós (só que conhecidas por muita gente).