...

É verdade que Iggy Pop foi cogitado para substituir Jim Morrison no The Doors?

É verdade que Iggy Pop foi cogitado para substituir Jim Morrison no The Doors?
Iggy Pop à frente do The Stooges

Jim Morrison não apenas foi um dos maiores rockstars da história, como ainda, reza a lenda, esse termo foi cunhado pela Rolling Stone para definí-lo. Após sua morte, substituir ele parecia uma tarefa impossível, e de fato foi. The Doors ainda tentou seguir em frente como um trio, mas se separou em 1973. Após os flopados “Other Voices” (1971) e “Full Circle” (1972), o contrato com a gravadora chegou ao fim — e com ele a banda. 

Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista de 1998 para Marc Allen, o tecladista Ray Manzarek confirmou que Iggy Pop foi cogitado como substituto de Jim Morrison: 

“Bem, foi só conversa. […] Nunca arrumamos ninguém. Conversamos sobre muitos caras. Conversamos sobre Iggy, conversamos sobre Mick Jagger. Ele já tinha uma banda. E então conversamos sobre alguém inusitado: Paul McCartney — um bom cantor e baixista. [A gente pensou] ‘Aí, poderíamos arrumar um baixista’, mas isso não deu muito certo.”

O The Stooges se separou em 1971, pouco após a morte de Jim Morrison; logo, Iggy Pop estava sem banda. Como o The Doors não manifestou seu interesse, ele acabou no ano seguinte sendo levado por David Bowie para a Inglaterra para reformar sua banda como Iggy Pop & The Stooges, e gravar a obra-prima “Raw Power” (1973).

The Doors eventualmente retornou aos palcos para apresentações especiais com vocalistas como convidados especiais. Em 1993, por exemplo, tocou com Eddie Vedder no Rock & Roll Hall of Fame:

Em 2002, sob o nome Doors of the 21st Century, Ray Manzarek e Robby Krieger se juntaram a Ian Astbury (The Cult), mas a coisa não foi à frente.


Iggy Pop disse já ter sido chamado para ser vocalista do AC/DC

“Eles [AC/DC] tinham um empresário a muitos anos atrás, quando eu ainda não tinha reformado o The Stooges, ainda não tinha ido para a Inglaterra. E esse cara me perguntou: ‘Você tem interesse em entrar para o AC/DC? Eles estão procurando um vocalista. Eu ouvi o disco deles e considerei que eu não me encaixaria naquela proposta. Eu fiquei tipo, ‘ugh’, eu não curti. Era bem feito, era um trabalho cuidadoso, mas eu não sou o que eles precisam.”

Iggy Pop em entrevista para o New York Times

Como bem apontou a Ultimate Classic Rock, essa história não bate. Iggy reformou o The Stooges na Inglaterra em 1972, lançando “Raw Power” no ano seguinte; o AC/DC foi formado nove meses depois, e lançou seu álbum de estreia apenas em 1975. Terá sido um caô do padrinho do punk?


Curtiu? Compartilhe!

André Garcia

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.